Maracanaú em Cartaz

Saiba tudo e mais alguma coisa do que está rolando no município que mais cresce no Ceará!

Intercâmbio Cultural movimenta colônias de férias em Maracanaú




Em seu segundo ano consecutivo, o intercâmbio cultural realizado entre crianças e adolescentes dos Pólos de Convivência de Maracanaú e estudantes universitários de diversos países do mundo vai movimentar as tradicionais colônias de férias do Município. A troca de experiências será por todo este mês de julho, quando 34 estrangeiros estarão nos Pólos do Acaracuzinho, Pajuçara e Timbó. Eles vão compartilhar idéias, hábitos locais e realizar oficinas de artes e aulas de inglês básico. Os estrangeiros vão atuar como voluntários nas atividades coordenadas dentro das colônias de férias dos Pólos. A novidade para esta edição será o desenvolvimento da termocultura, que consiste em produzir objetos úteis ao dia-a-dia a partir de materiais de fácil acesso e baixo custo. Estão previstas atividades para construção de bancos recicláveis e o cultivo de uma horta. O programa de intercâmbio acontece no Brasil, Índia, África do Sul, Gana, Guatemala e Costa Rica. Em Maracanaú, recebe o apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Grupo Marimbas marca presença em Encontro Estadual de Música




O grupo Marimbas de Maracanaú se apresentará no próximo sábado, 19, às 19 horas, na cidade-símbolo da música erudita no Estado, como uma das atrações do II Encontro Estadual de Grupos de Percussão de Guaramiranga. Os 15 adolescentes que formam o conjunto principal do Marimbas darão uma pausa nas férias para tocar músicas clássicas e regionais naquele Municípío. Para realizar uma apresentação impecável em Guaramiranga, os músicos estão ensaiando todas as manhãs desta semana no Centro Cultural Dorian Sampaio.

Pólo do Acaracuzinho engaja usuários no combate à dengue


As crianças e adolescentes do Pólo de Convivência do Acaracuzinho darão uma pausa nas atividades educativas e de lazer por uma boa causa. Amanhã, 18, como parte das atividades da Colônia de Férias, eles serão convidados por técnicos da Secretaria de Saúde a serem transmissores de uma idéia. Todos receberão dicas e orientações de como combater os focos e se prevenir do mosquito da dengue. Dentre as orientações que passarão a fazer parte do cotidiano deles, está a recomendação de evitar o acúmulo de água parada, limpa ou suja, em recipientes ou potes localizados a céu aberto. O engajamento da população contra a dengue é permanente em Maracanaú. A Prefeitura promove caminhadas, palestras e mantém um telefone para esclarecimentos sobre a doença. O Alô Dengue funciona no número 3521.5009.

Programa Mais Educação abre vagas para monitoria


Estão abertas as inscrições para monitoria do Programa Mais Educação.Os maracanauenses que queiram repassar seus conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Cultura, Esporte e Meio Ambiente podem participar da seleção. Os interessados devem comprovar que atuam nessas áreas, enviando seus currículos até o dia 31 de julho, para os seguintes mensagens eletrônicas:ericoricard@gmail.com ou pedrop.santos@yahoo.com.br.O envio do currículo, automaticamente, efetua a inscrição.O horário de desenvolvimento das atividades será definido de acordo com o planejamento de cada escola. O Programa Mais Educação consiste no acompanhamento pedagógico de alunos por voluntários. Eles receberão uma ajuda de custo que pode chegar até R$ 240,00.

Copa Interpólos de Capoeira




Os Pólos de Convivência de Maracanaú estarão reunidos na I Copa Interpólos de Capoeira. O evento terá como sede o Pólo Luzardo Viana, e acontecerá nos dias 16 e 18, às 8 e 14 horas. Ao todo, 86 participantes estarão competindo nas modalidades Infantil, Juvenil, Dupla Angola, Saltos Mortais e Solo individual. Sendo uma das oficinas realizadas nos Pólos, a capoeira era uma luta que foi transformada em dança pelos negros brasileiros. A Copa surge com o objetivo de promover o conhecimento da origem e fundamentos da capoeira, bem como proporcionar um momento de integração entre as crianças e adolescentes praticantes da arte. O Pólo Luzardo Viana está localizado na rua Pompeu Ferreira da Ponte, 695, Luzardo Viana, em Maracanaú.

Maracanaú é beneficiado com ampliação do Projovem


Maracanaú foi contemplado com a ampliação da quantidade de vagas oferecidas pelo Projovem Adolescente no Município. No final do mês de julho, mais 1.175 inscrições poderão ser feitas por jovens de 15 a 17 anos. O principal requisito é que os interessados pertençam a famílias beneficiadas com o Bolsa-Família. Os primeiros 1.175 inscritos foram divididos em 47 turmas nos cinco Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Município, localizados nos bairros Antônio Justa, Alto Alegre, Jereissati, Mucunã e Reserva Pitaguary. Eles assistem a palestras sócioeducativas. O Projovem Adolescente, que é promovido pelo Governo Federal, veio ao Município para elevar o nível de escolaridade e proporcionar a organização comunitária da juventude no próprio bairro. As inscrições para o Projovem Adolescente são efetuadas somente nos CRAS.

Maracanaú lança Projeto de Prevenção a Saúde Bucal



Maracanaú está realizando ações para prevenção e diagnóstico de doenças bucais entre a população. As atividades fazem parte do Projeto Maracanaú Sorridente, uma iniciativa que envolve todos os públicos, desde gestantes às pessoas idosas. As atividades estão sendo desenvolvidas nos 25 postos de saúde pelas equipes de saúde bucal, no horário normal de funcionamento. A população recebe orientações, por meio de dicas, palestras e material educativo. Além disso, as crianças das escolas municipais recebem visitas dos dentistas semestralmente, onde é feita a escovação supervisionada.

Academia incentiva Juventude da Cidade


Com o objetivo de socializar e, através do esporte, tirar jovens da ociosidade, a Academia de Futebol Jereissati vem promovendo o 1º Campeonato Municipal na categoria sub-13. A garotada participa dos treinos no Campo do Jereissati, na Avenida 6. O projeto Bom de Bola Craque na Escola, que recebe o apoio da Prefeitura de Maracanaú, é outro destaque da Academia. Ele consiste em incentivar os garotos não apenas a jogar futebol, mas também a se dedicar aos estudos. As inscrições no Campeonato e no Bom de Bola Craque na Escola são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 8807.1476.

Jovens aprendem mais sobre políticas públicas


Nas sextas-feiras durante todo o de julho, cerca de 160 jovens de Maracanaú vão participar de cursos sobre políticas públicas. As turmas de 40 alunos serão divididas entre os quatro Pólos de Convivência da Cidade. As atividades começam na próxima sexta-feira, 11, na Pajuçara. Os cursos serão ministrados por professores das Uece, no horário de 8h às 14h. O projeto visa motivar os jovens de Maracanaú a aprender, em sala de aula, como assegurar nas comunidades os direitos sociais, como acesso ao emprego, sistema de saúde e educação de qualidade. Os interessados podem efetuar a inscrição em um dos Pólos de Convivência mais próximo de casa. As capacitações são promovidas pelas Secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Juventude.

Pólos de Convivência abrem temporada de Colônias de Férias



Desde segunda-feira, 30, foi aberta a temporada de colônias de férias nos cinco Pólos de Convivência do Município. Nas próximas quatro semanas, de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, crianças e adolescentes participam de gincanas, atividades recreativas, torneios esportivos, apresentações de capoeira, exibição de filmes, rodas de leitura e concursos literários. As direções desses equipamentos sociais esperam uma movimentação média de 90 crianças e adolescentes, por turno, nas colônias de férias. Os interessados podem procurar o Pólo mais próximo de casa a fim de se integrar à programação. Um dos eventos em evidência das colônias de férias será a realização do I Jogos Indígenas, no dia 18 de julho próximo, no Pólo de Convivência do Timbó. O Município dispõe hoje de cinco Pólos de Convivência, nos bairros do Acaracuzinho, Jereissati, Pajuçara e Timbó, beneficiando cerca de 2500 crianças e adolescentes.

Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas de Maracanaú




Maracanaú é um dos primeiros municípios do Ceará à implantar o Projeto Saúde e Prevenção nas escolas-SPE, sendo modelo para as outras cidades cearenses. O Projeto é uma iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO e da UNICEF, e representa um marco na integração saúde-educação. O diferencial do Projeto executado em Maracanaú é a integração entre as secretarias de Saúde, Educação, Juventude, Assistência Social e Cidadania, além de organizações da sociedade civil. Em Maracanaú, o Projeto formou multiplicadores, dentre eles, jovens e técnicos que desenvolvem ações de prevenção em saúde sexual e reprodutiva junto ao público. As atividades acontecem na rotina do atendimento dos serviços de saúde, educação e assistência social, além disso, ações informais são implementadas por adolescentes e jovens no contexto das suas relações entre pares. Outra destaque foi o lançamento do vídeo produzido pelo Unicef por meio da ONG Fábrica de Imagens, em que Maracanaú participa como município-modelo do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Hoje, 28 escolas municipais e 13 estaduais participam do SPE em Maracanaú.

28 Unidades de Ensino recebem laboratórios de informática




A informática é um elemento que está cada vez mais presente em nosso cotidiano.Em Maracanaú, além da promoção da inclusão digital, está sendo estabelecida uma política pública de Informática Educativa, através da qual as ferramentas de computação e tecnologia da informação são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Em parceria com o Governo Federal, foram adquiridos equipamentos para a instalação de laboratórios de informática em 28 escolas, contendo cada um 10 computadores e uma impressora. O objetivo é investir em uma informática educativa, que funciona como suporte ao professor, um instrumento a mais em sua sala de aula. A aquisição de equipamentos e capacitação dos educadores estão sendo viabilizadas por meio do Programa Nacional de Informática Educacional - PROINFO. Inicialmente, será realizada uma capacitação para 135 professores das 28 escolas beneficiadas.

Maracanaú: Inauguração do Centro de Línguas





Quem domina pelo menos uma língua estrangeira, hoje, tem uma larga vantagem em qualquer seleção de empregos ou em concursos. Desde o dia 4 de julho, estudantes, professores e moradores da Cidade terão a chance de aprender outros idiomas, gratuitamente, com a inauguração do Centro de Línguas do Município, sexta-feira, 4. Serão oferecidos os cursos básicos em Inglês, Espanhol e a Linguagem Brasileira de Sinais, Libras. O espaço conta com salas de aula, biblioteca, setor de alimentação e é adaptado para pessoas com deficiência. No mesmo local, na antiga escola Maria José Holanda do Vale, no Piratininga, funcionará o Núcleo de Tecnologia Educacional, onde serão qualificados professores, diretores e secretários de escolas que integram o Plano Nacional de Informática na Educação.

CURSOS DE MÚSICA COM 210 VAGAS





A cada fim de semestre, a Fundação de Cultura Esporte e Turismo de Maracanaú - Funcult abre inscrições para seleção aos cursos que oferece gratuitamente: teclado, violão, violino, coral, teatro e admissão para o grupo Marimbas e Banda Municipal. As inscrições tiveram início dia 1° de julho. Crianças a partir de 8 anos, além de jovens e adultos, podem participar. Os interessados devem se dirigir ao Centro Cultural Dorian Sampaio, em horário comercial. Para efetuar a matrícula, são necessários documento de identificação com foto e comprovante de residência. 210 vagas estarão disponíveis à comunidade maracanauense. Mais informações: 3371 4001.

saiba mais...
A Funcult desenvolve o Projeto Marimbas. O Grupo Marimbas é formado por 17 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos. O Marimbas de Maracanaú é o único grupo infanto-juvenil de percussão melódica existente no Brasil com repertório diversificado, abrangendo músicas folclórica, popular e erudita.

Município atento às denúncias contra crianças e adolescentes


Os pais e agregados familiares são os principais agressores contra crianças e adolescentes. A conclusão é do Conselho Tutelar de Maracanaú, com base no levantamento dos atendimentos em 2007. Neste ano, foram registrados 101 casos de agressões físicas, 51 de caráter psicológico e 38 relacionados à violência sexual. Os dados revelam que o número de atendimentos aumentou, com relação a anos anteriores, porém, ainda está longe da realidade em virtude da cultura de silêncio das vítimas. O Conselho é considerado o balcão de atendimento de crianças e adolescentes agredidos. A partir das denúncias, os casos recebem atenção dos cinco componentes da instituição e do Ministério Público. Em parceria com a Prefeitura de Maracanaú, muitos dos vitimados são encaminhados aos Pólos de Convivência e também recebem acompanhamento psicológico nos CRAS e CREAS. O trabalho em conjunto com a atual gestão possibilitou a melhoria da estrutura do Conselho Tutelar, que funciona da Casa dos Conselhos - rua 4, 215 – Jereissati. O telefone para denúncias é o 3382.9016.

Seguidores