Maracanaú em Cartaz

Saiba tudo e mais alguma coisa do que está rolando no município que mais cresce no Ceará!

Via recebe sinalização que estimula prática esportiva





A Prefeitura de Maracanaú instalou cinco placas de orientação de pedestres ao longo da Avenida I, na entrada do Conjunto Jereissati. A nova sinalização incentiva a prática esportiva junto aos maracanauenses adeptos de uma corrida ou caminhada. As placas indicam a distância percorrida nos 1.200 metros do canteiro central da avenida. Todo dia, dezenas de pessoas utilizam a ciclovia para realização de exercícios físicos, habitualmente, no período da tarde. O incentivo à prática esportiva já faz parte do cotidiano de Maracanaú. Na atual gestão, são realizados campeonatos em diversas modalidades de futebol, futebol de salão e outros esportes. O Município tem hoje 22 campos iluminados. O Estádio Carlos Jereissati, no Centro da Cidade, foi reformado e recebeu novo gramado, iluminação, reforço no alambrado e vestiários de árbitros. O estádio tem capacidade para 300 lugares e sediou, neste ano, os jogos do Maracanã Esporte Clube pela 2ª Divisão do Campeoanto Cearense de Futebol.

Posto de Saúde do Horto oferece terapias holísticas para usuários


O Posto de Saúde do Horto realizou quinta-feira, 25, uma sessão de terapia anti-stress para os usuários. Há sete anos, Maracanaú oferece, periodicamente, a Terapia Holística aos pacientes das 25 unidades de saúde municipais. A técnica é milenar e proporciona harmonia e auto-conhecimento. As atividades realizadas são Terapia Corporal, Aconselhamento, Terapia Floral, Acupuntura, Auriculoterapia, Cromoterapia, Fitoterapia, dentre muitas outras técnicas que ajudam a harmonizar o dia-a-dia dos pacientes. Na oportunidade, foi comemorado o Dia do Idoso, que transcorre no dia 1º de outubro.

Cerca de 20 escolas se preparam para funcionar em tempo integral


Dezenove escolas municipais estão preparando seus professores para implantação do sistema de educação em tempo integral. Desde quinta-feira, 25, até o próximo sábado, 27, os educadores do Programa Mais Educação participam de três cursos ministrados por professores de Arte e Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Centro de Treinamento, em Pajuçara. A ampliação da carga horária nas escolas públicas deverá ser posta em prática a partir do mês de outubro. Em Maracanaú, além das 19 escolas do Município, duas escolas estaduais participam do Mais Educação.

Copa de Futsal dos Pólos encerra-se hoje



A Copa de Futsal dos Pólos de Convivência de Maracanaú encerrou-se esta semana, sexta-feira, 26. Os atletas da categoria mostrara suas habilidades na quadra esportiva da Praça do Dionísio, em frente ao Pólo de Convivência da Pajuçara. Durante toda a quarta-feira, 24, nos períodos manhã e tarde, foi a vez das mulheres participarem da competição. O torneio de futebol de salão começou no dia 10 de setembro e reúne cerca de 350 crianças e adolescentes usuários dos cinco Pólos de Convivência do Município. As melhores equipes nas categorias masculina - Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 - e feminina serão premiadas com troféus e medalhas, na próxima segunda-feira, 29, às 14 horas, nas quadras esportivas onde foram realizados os jogos.

Projeto Escola de Fábrica alcança resultados positivos no Município


O Projeto Escola de Fábrica, em Maracanaú, alcança resultados positivos para a formação básica e o ingresso de jovens estudantes no mercado de trabalho. Cerca de 40 alunos da rede pública de ensino já participaram do projeto. Metade atuou em panificadoras e a outra parte na indústria de confecção Svevo, nos setores de corte e costura. Nesta empresa, a expectativa para o aproveitamento da mão-de-obra é de 35%. Os administradores da Svevo Jeans asseguram que mais de 50% dos jovens capacitados estão aptos para o primeiro emprego. O Projeto Escola de Fábrica foi desenvolvido durante oito meses, envolvendo jovens estudantes, de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos. Além do aprendizado, em aulas práticas e teóricas, os alunos receberam uma bolsa-auxílio mensal de R$ 150. O Escola de Fábrica está sendo executado pela Prefeitura de Maracanaú, em parceria com o Sindicato dos Panificadores – Sindpan e Svevo Jeans.

Condomínio Digital oferece de lazer e interação



As turmas do Condomínio Digital em Fortaleza e Maracanaú se encontram quarta-feira, 24, para uma troca de experiências, no Clube da Parceria, em Pajuçara. Na programação, palestras sobre maquiagem e cabelo, encenação de peças teatrais, música, dança e oficina de origamis, peças geométricas feitas com papel. As atividades marcam o III Momento de Interação do Condomínio Digital, cuja atuação abrange três núcleos em Fortaleza e um em Maracanaú, este formado, atualmente, por 139 jovens entre 18 e 24 anos. Entre os módulos de formação profissional, a interação lúdica é realizada a cada curso para aproximar e criar vínculos de identidade entre os participantes. Das quatro turmas presentes ao evento de hoje, metade está na fase inicial do programa. A outra parte está na reta final do curso, com cerca de 80% dos módulos concluídos. Até o final de outubro, eles serão encaminhados ao mercado de trabalho de acordo com a demanda das empresas parceiras do Condomínio Jovem. Até o momento, 28% dos alunos de Maracanaú já estão trabalhando.

Alunos de Maracanaú participam de olimpíada da língua portuguesa



Estudantes das escolas públicas de Maracanaú são selecionados para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa nas categorias de Poesia, Memórias e Artigo de Opinião. Para cada categoria, foram aprovados dois trabalhos, sendo um classificado e outro substituto. A próxima etapa será estadual, a ser realizada em outubro. No mês seguinte, os textos classificados serão avaliados em um bloco regional integrado pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. A reta final da Olimpíada será em dezembro, quando serão escolhidos os vencedores. Em Maracanaú, a Olimpíada mobilizou 76 alunos. Foram inscritos 36 Poesias, 29 Memórias e 11 Artigos de Opinião. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por técnicos da Secretaria de Educação, que ficou responsável pelo acompanhamento do processo no Município.

Crianças e Adolescentes vão descobrir aptidões para MPB



Crianças e adolescentes vão soltar a voz e tocar o que há de melhor no gênero da música original do Brasil. Desde segunda-feira, 15, e prosseguindo até o dia 27, eles participam do Festival de Talentos da Música Popular Brasileira, no Pólo de Convivência do Acaracuzinho. A MPB é a temática a ser trabalhada pelos usuários desse equipamento público no mês de novembro. Quem demonstrar mais aptidão receberá um CD com os melhores cantores e intérpretes brasileiros. RECREAÇÃO – Mais uma atividade marcou a terceira semana de setembro no Pólo de Convivência do Acaracuzinho. Quarta-feira, 17, cerca de 50 crianças tiveram um dia de diversão no Centro Educacional 7 de setembro, na Pajuçara. O passeio é uma confraternização da Colônia de Férias do Pólo, realizada no último mês de julho.

Preservação do meio ambiente marca atividades de setembro




Um movimento em favor da preservação da natureza, muito esporte e cultura africana marcam as atividades do Pólo de Convivência do Timbó, neste mês de setembro. Durante toda a semana, de 15 até o dia 19, crianças e adolescentes usuários desse equipamento público dedicaram seu tempo ao plantio de mudas ornamentais, como rosas e jasmins, além de assistirem a palestras sobre a preservação do meio ambiente. A programação ocorreu no próprio Pólo, uma parceria das secretarias de Assistência Social e Cidadania e do Meio Ambiente de Maracanaú. De 26 a 28 de setembro, alunos capoeiristas da instituição participam de um batizado coletivo da modalidade esportiva, no Clube da Parceria. O momento significa a inclusão de calouros na roda de Capoeira, que é uma expressão cultural brasileira que mistura dança e luta corporal. Mais informações sobre os eventos do Pólo de Convivência do Timbó podem ser obtidas pelo telefone 3392.8042.

Pesquisas do Liceu Estadual recebem apoio do Município



A Prefeitura de Maracanaú e o Liceu Estadual da cidade assinaram convênio na quarta-feira, 17, no Palácio do Jenipapeiro. No documento, fica estabelecido que o Município financiará ajuda de custo em alimentação e hospedagem para professores e alunos que participem de feiras científicas nacionais e internacionais. A parceria já será concretizada entre os dias 23 e 26, quando uma turma do Liceu Estadual participará, em Recife, da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, Fenecit. Os representantes de Maracanaú apresentarão três pesquisas. A primeira desenvolve um extrato a partir da folha do nim, que repele o mosquito transmissor da dengue. A segunda investe na obtenção de etanol a partir de algas verdes. A terceira pesquisa a ser divulgada demonstra o aproveitamento da energia solar no Liceu Estadual de Maracanaú. A energia armazenada pelo teto solar abastece, toda a noite, uma sala com computador, TV e lâmpadas. Embora de responsabilidade do Estado, a unidade será apoiada pelo Município por ser um dos centros de grande produção científica da cidade.

Mil jovens beneficiados “CINEMA NOS BAIRROS”

O desenho animado “Deu a louca na Chapeuzinho” será exibido nas próximas três sessões do projeto Cinema nos Bairros. A primeira ocorreu na terça-feira, 16, na Praça do Maracananzinho. No dia 25, o telão estará na Praça do Restaurante Popular, na Avenida Capitão Valdemar de Lima, às 18h30min. Já no mês de outubro, o programa Cinema nos Bairros retornará à Praça da Mucunã. Balanço – Nas 11 edições já realizadas, cerca de mil jovens já assistiram às produções, adquiridas por meio de parceria entre Prefeitura e Sesc.

Copa de Futsal movimenta crianças e adolescentes






As crianças e adolescentes de Maracanaú vão mostrar toda a habilidade no futebol adaptado para as quadras esportivas com a abertura da I Copa de Futsal dos Pólos de Convivência. O campeonato teve início nesta segunda-feira, 8, com a apresentação das 25 equipes participantes do torneio na quadra esportiva da Praça do Dionísio, em frente ao Pólo da Pajuçara. A bola começa a rolar mesmo hoje, 10, quarta-feira, com a realização das partidas da categoria masculina Sub-11. A competição programa também jogos para mais três categorias masculinas – Sub-13, Sub-15, Sub-17 - e uma feminina. A competição de futebol de salão vai movimentar cerca de 350 crianças e adolescentes. As partidas acontecem nos dias 10, 15, 17, 22 e 24 de setembro. Os pequenos salonistas entram em quadra nos períodos manhã e tarde. Mais informações sobre a programação da I Copa de Futsal dos Pólos de Convivência podem ser obtidas pelo telefone 3521.5080.

Governo Jovem encerra segunda etapa do projeto



Os integrantes do Governo Jovem de Maracanaú concluem a segunda fase do programa, que consiste no funcionamento da gestão pública. Eles estiveram terça-feira, 9, visitando o Gabinete do Prefeito, onde foram recepcionados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico. Antonio Filho falou os Distritos Industriais e o Programa de Atração de Empresas da Prefeitura de Maracanaú. Eles visitaram ainda o Centro Administrativo no Jereissati e a Câmara Municipal. O Governo Jovem é formado pelo prefeito e vice-prefeito mirins, 12 vereadores e 6 representantes das Áreas de Desenvolvimento Local – ADLs. Durante o mês de setembro, eles participarão de curso sobre orçamento público. Em seguida, vão elaborar propostas governamentais, que serão entregues ao prefeito Roberto Pessoa. O Governo Jovem tem mandato de 2 anos. Em 2010, haverá novas eleições.

Professores são capacitados para inclusão de alunos com deficiência visual


Alunos da rede municipal de Maracanaú apresentam alguma deficiência visual em sala de aula. O diagnóstico está sendo feito por oftalmologistas e incentivou a Secretaria de Educação a reunir 40 professores no 6° Encontro Presencial de Inclusão do Aluno com Deficiência Visual. A capacitação aconteceu terça-feira, 9, no Liceu Municipal, e no próximo dia 16, no Instituto São José. Cada atividade tem duração de quatro horas e objetiva melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem desses estudantes, principalmente, do público infantil. Os professores estão conhecendo meios de envolver os familiares na educação especial de suas crianças. Durante o curso, são apresentados, inclusive, métodos para a aplicação de atividades pedagógicas fora da sala de aula.

Dicas de Alimentação: Peixe.




Importância do peixe na nossa alimentação.
Além do saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B. E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde. O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono. Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações.E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.


Matéria enviada por Leudilânio Alves aluno da Escola Municipal Adauto Ferreira Lima

Governo Jovem visita a Prefeitura e a Câmara




Se havia dúvidas sobre a carreira a seguir, a maioria dos integrantes do Governo Jovem de Maracanaú optou, pela vocação política. A decisão foi tomada e anunciada terça-feira, 2, quando as 20 crianças e adolescentes do projeto visitaram a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Na oportunidade, tiraram dúvidas sobre a administração pública, conheceram secretários, vereadores e deixaram inúmeras lições por onde passaram, mostrando que o desinteresse da juventude pela política é um mito a ser quebrado, paulatinamente. Em pronunciamento no primeiro expediente da Câmara, o prefeito mirim, Davi dos Santos, manifestou que, para os próximos anos, a sua pretensão é tornar-se vereador. A idéia também foi confirmada por boa parte do Governo Jovem. Na condição de representantes dos estudantes maracanauenses, eles levaram reivindicações da classe e também da comunidade onde moram. Além disso, levam para suas escolas e lares uma nova percepção sobre a vida política do Município.

Participação Juvenil será tema do curso de Formação Política



A Escola de Formação de Juventude em Maracanaú promoveu quinta-feira, 4, o penúltimo encontro do curso de formação política. A palestra ocorreu no Pólo de Convivência do Conjunto Timbó, localizado na Avenida Contorno Norte, s/n. Estiveram presentes cerca de 40 jovens do Município, entre 15 e 24 anos, para conversar sobre a participação juvenil na gestão pública, em organizações civis e partidárias. Para o ingresso consciente, foram apresentadas noções sobre os sistemas democráticos e suas formas de representação. Representantes do escritório em Fortaleza da Fundação Konrad Adenauer conheceram a experiência, inédita em Maracanaú.

Campanha de vacinação contra rubéola continua em Maracanaú


A Campanha de Vacinação Contra a Rubéola continua em Maracanaú. Até o dia 12 de setembro, técnicos da Secretaria de Saúde estão visitando todas as indústrias do Município com o objetivo de imunizar homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade. A vacina também está disponível nos 25 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas. É importante que todos se vacinem. Mesmo quem já foi acometido da doença ou sido imunizado anteriormente.

“cinema nos bairros” exibirá “deu a louca no chapeuzinho”


Na quinta-feira, 4, o programa Cinema nos Bairros chegou ao Conjunto Industrial. O filme será “Deu a louca na Chapeuzinho”, desenho animado lançado em 2006, cuja história é uma sátira às referências do clássico Chapeuzinho Vermelho. A praça central do Conjunto, que fica entre as ruas 7 e 7B, recebeu o programa. Segundo o gerente de Projetos da Secretaria de Juventude do Município, Aléssio Morais, o longa de 80 minutos volta à tela após a receptividade entre os espectadores que o assistiram anteriormente.

Seguidores