Maracanaú em Cartaz

Saiba tudo e mais alguma coisa do que está rolando no município que mais cresce no Ceará!

Jovens do Timbó ampliam seus conhecimentos em serigrafia



Uma turma de 15 jovens do Conjunto Timbó aprendeu como aplicar, manualmente, estampas em camisas a partir de cursos oferecidos pelo Projeto Família, Cidadania e Trabalho. Agora, eles terão a chance de evoluir seus conhecimentos para reproduzir imagens computadorizadas em camisas com a realização do curso Arte, Finalização para Serígrafo em Corel Draw, que começa hoje, a partir das 18 horas, no Pólo de Convivência do bairro. Essa capacitação faz parte do Projeto Economia Solidária em Desenvolvimento, que é uma continuidade do Família, Cidadania e Trabalho. Atualmente, a iniciativa coordena outros cursos nas áreas de bordado, cabeleireiro e gastronomia, beneficiando moradores do Alto Alegre, Alto da Mangueira e Pajuçara. Os projetos são desenvolvidos pelo setor de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Maracanaú, em parceria com empresas, instituições sociais e o Governo Federal.

Atleta de maracanaú sagra-se campeã de torneio pan-americano de jiu-jitsu



A atleta maracanauense Sue Ellen Marinho, 23 anos, consagra-se duplamente campeã do Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu, edição 2008, realizado no último final de semana, em Salvador - Bahia.Ela conquistou a medalha de ouro na categoria médio feminino, faixa marrom de até 70 quilos, e um troféu de ouro na categoria absoluto, o equivalente ao estilo livre em outros esportes. As premiações asseguraram também passagens aéreas para participar do sul-americano, em Buenos Aires, na Argentina, em data a ser confirmada. Antes, como preparatório, a atleta maracanauense confirmou presença na Copa Gavazza, um certame regional que ocorrerá no dia 20 de dezembro, no Rio de Janeiro. Para participar da competição na Bahia, organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, Sue Ellen recebeu o apoio da Prefeitura de Maracanaú. HISTÓRICO DE CAMPEÃ – Em julho último, Sue Ellen foi vice-campeã do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, edição 2008, promovido no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. E tem mais: ela é pentacampeã cearense, bicampeã norte-nordeste, bicãmpea da seletiva para o Mundial e campeã das Eliminatórias para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu. A lutadora é faixa marrom e reconhecidamente uma grande promessa nos tatames.

Técnicos da saúde fazem visitas para a identificação de tracoma


Técnicos da Secretaria de Saúde de Maracanaú estão visitando todas as escolas, creches e Pólos de Convivência do Município para identificar casos precoces de tracoma. Os alunos passam por uma avaliação e, em caso positivo, recebem acompanhamento médico durante o tratamento. Tracoma é uma doença dos olhos, causada por uma bactéria, que atinge principalmente as crianças. Se não tratada, corretamente, pode levar à cegueira. Os principais sintomas são olhos vermelhos, irritados, lagrimejantes e com secreção, coçando e com sensação de areia, além da intolerância à luz. A transmissão do tracoma ocorre através da secreção dos olhos contaminados de uma pessoa para outra em ambientes coletivos. Também pode ser transmitida por meio de objetos de uso pessoal contaminados como lápis, borrachas, canetas, toalhas de rosto e de banho, roupas de cama e lenços.

Jovens atletas de maracanaú conquistam ouro em Campeonato Estadual de karatê



Um feito inédito para o esporte em Maracanaú. Dois alunos do Pólo de Convivência do Acaracuzinho sagram-se campeões do Campeonato Cearense de Karatê Inter Estilos, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Fortaleza. Cícero Holanda, 18 anos, e Derikson Stevie, 17 anos, conquistaram as medalhas de ouro nas categorias adulto e juvenil, respectivamente. Agora, participarão do Campeonato Brasileiro, no dia 20 de novembro, em Florianópolis, Santa Catarina. Na competição estadual, Maracanaú também levou o 3° lugar nas categorias juvenil feminino, juvenil masculino e masculino por equipes. Os atletas campeões treinam todas as quartas e sextas-feiras, nos períodos manhã e tarde, no Pólo de Convivência do Acaracuzinho. As jovens promessas do esporte cearense foram reveladas na oficina de Karatê do Pólo, que reúne 120 crianças e adolescentes como complemento da jornada educacional.

Estudantes terão participação ativa na defesa do meio ambiente



Os estudantes de Maracanaú estão participando ativamente do plantio de 500 mil mudas de árvores nativas nas ruas e praças e na recuperação de matas nas áreas de proteção ambiental às margens de rios. O convite para colaborar com as ações do Plano de Arborização, previsto no Protocolo de Maracanaú, foi feito durante a 1ª Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Ambiente. O encontro aconteceu sexta-feira, 24, no Centro Cultural Dorian Sampaio. Cerca de 200 alunos e professores de instituições de ensino do Município estiveram reunidos debatendo o papel da comunidade escolar com relação às mudanças climáticas em nível mundial. A Conferência escolheu 16 delegados e propostas locais que farão parte da reunião regional, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, também no Centro Cultural Dorian Sampaio. A Conferência Nacional está marcada para abril de 2009, em Brasília.

Maracanaú inicia campanha para doação de leite humano



Maracanaú iniciou quinta-feira, 23, uma nova Campanha de Incentivo à Doação de Leite Humano. O objetivo é mobilizar a sociedade para aumentar a captação junto às gestantes. O leite será destinado aos bebês prematuros internados no setor de Neonatologia do Hospital Municipal de Maracanaú -Hmmc. Para doar, a mulher precisa estar saudável, não tomar medicação, além de não estar acometida de doenças contagiosas como hepatite e HIV. O leite humano transmite anticorpos e nutrientes aos recém-nascidos impossibilitados de mamarem diretamente em suas mães. As maracanauenses interessadas em participar da campanha podem ser dirigir ao Banco de Leite, no Hospital Municipal, das 8 às 16 horas.

Cefet Maracanaú abre as inscrições para 2009.1




Desde segunda-feira, 20, foi iniciado o processo seletivo do Cefet Maracanaú para o primeiro semestre de 2009. São ofertadas 200 vagas no total, sendo 130 para os cursos superiores em Engenharia Ambiental, Licenciatura em Química, Tecnologia em Manutenção Industrial e Ciência da Computação. Os cursos técnicos oferecem 70 vagas, distribuídas nos cursos de Automação Industrial e Informática. Os interessados devem comparecer ao Cefet - Avenida I, Jereissati, das 8 às 17 horas, até o próximo dia 31. Ficha de inscrição, cópia da identidade, uma foto 3x4 datada a partir de 2007 são os documentos exigidos. Os valores da inscrição: R$ 35,00 para o nível técnico e R$ 60,00 para o vestibular. Além da sede, os boletos bancários também estão disponíveis no link www.cefetce.br/ccc clicando em “Uned Maracanaú”. Outras informações pelo telefone 3878 6300.

Crianças apreciam a Arte




Na creche Miriam Porto Mota, no Jereissati, crianças na faixa etária até três anos já entram em contato com obras de arte. Até o final deste mês, a garotada pode apreciar uma exposição de reproduções de quadros assinados por pintores de renome mundial, como Monet e Da Vinci. A experiência estimula nas crianças à sensibilidade visual por meio da leitura das imagens. Além disso, possibilita a expressão dos sentimentos e a identificação da arte com o seu cotidiano. A exposição integra o projeto Descobrindo a Leitura, dentro do Programa Formar em Rede, que oferece capacitações para educadores infantis no intuito de tornar as brincadeiras uma ferramenta de desenvolvimento social e motor das crianças.

Liceu maracanauense se projeta na ciência escolar internacional



A cada apresentação, os estudantes do Liceu Estadual de Maracanaú conquistam visibilidade internacional. Na mais recente, no Maranhão, eles levaram 21 das 24 premiações em que o Ceará obteve os primeiros lugares. Os bons resultados já ampliaram a difusão das pesquisas maracanauenses. Em abril, o projeto sobre as placas que transformam energia solar em elétrica no Liceu será defendido como tese pelos alunos-cientistas para uma banca de doutores acadêmicos. Outros países também estão agendados para o próximo ano, a exemplo de Tunísia, África do Sul e México. Já no Brasil, a comitiva continua a divulgar as pesquisas no próximo dia 27, no Rio Grande do Sul, onde ocorrerá a 23ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Em março de 2009, os representantes de Maracanaú marcam presença na 6ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, na USP, em São Paulo. Atualmente, os carros-chefe da pesquisa do Liceu Estadual se referem à obtenção de etanol a partir de algas verdes, ao extrato do nim para repelir o mosquito da dengue e, por fim, à conversão da energia solar em elétrica para uso na escola.

Crianças do cadee ganham uma tarde de lazer no North Shopping Maracanaú



Ainda em clima do Dia da Criança, cerca de 170 alunos matriculados no Cadee tiveram quinta-feira, 16, uma tarde de lazer com acesso livre ao mundo da sétima arte. Pela primeira vez, eles vão assistir a uma sessão de cinema no North Shopping Maracanaú. A diversão não parou no escurinho da exibição do filme. Depois, os estudantes lancharam em uma pastelaria daquele centro comercial.A parceria entre a Prefeitura de Maracanaú e o North Shopping proporcionou alegria para a criançada e representa mais um avanço nas políticas públicas municipais de inclusão de pessoas com deficiência no cotidiano da cidade.

Prefeitura elabora plano de combate ao trabalho infantil



A Prefeitura de Maracanaú está elaborando o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil.O documento será concebido com contribuições da população. Quarta-feira, 15, os moradores do Alto da Mangueira foram ouvidos sobre as denúncias de utilização da mão-de-obra de crianças e adolescentes no entorno do Aterro Sanitário da Cidade. A reunião aconteceu no Cras Antônio Justa e serviu também para pedir o apoio dos maracanauenses para reverter essa realidade social. Somente este ano, o Conselho Tutelar e o Creas tomaram conhecimento de 35 casos de trabalho infantil nas proximidades do aterro. Desde o início, a atual gestão do Município empenha-se em retirar as crianças e adolescentes da situação de trabalho, assegurando-lhes atividades sócioeducativas na rede municipal de ensino e nos Pólos de Convivência. O resultado disso foi uma campanha realizada na Ceasa, que anulou a presença infantil naquele espaço, e a implantação do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. O Peti atua em Maracanaú, beneficiando 500 crianças e adolescentes com bolsas-auxílio.

Município comemora dia do fisioterapeuta


Na quinta-feira, 16, no Posto de Saúde Elias Boutala - Jerreisati I, foi realizado o III Encontro dos Profissionais da Reabilitação de Maracanaú. A programação contou com palestras sobre a eficiência da Fisioterapia nos casos de paralisia facial e problemas respiratórios em crianças. Na ocasião, foi comemorado o Dia do Fisioterapeuta, que transcorreu em 13 de outubro. Já na próxima quarta-feira, 22, o encontro prosseguirá, das 8 às 12 horas, no auditório da Secretaria de Saúde, com palestra sobre a importância do profissional de fisioterapia. À tarde, a partir das 14 horas, os profissionais de saúde estarão em um estande, no North Shopping Maracanaú, divulgando suas ações nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, assistência social, psicologia e nutrição.

Prefeitura aprova projeto para instalação do banco de alimentos



A Prefeitura de Maracanaú consegue, junto ao Governo Federal, a instalação do Banco de Alimentos do Município. A aprovação do projeto garante a liberação de 300 mil reais em investimentos. O Banco de Alimentos faz parte do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e funcionará em um espaço anexo ao Restaurante Popular, no centro da cidade. O banco centralizará os produtos adquiridos ou doados por qualquer cidadão, produtores rurais e parceiros privados, distribuindo-os às entidades assistenciais. Os alimentos, como frutas, verduras e alimentos não perecíveis, serão encaminhados, ainda, para equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Também compõem a rede de segurança alimentar de Maracanaú o Restaurante Popular, cinco cozinhas comunitárias e os projetos Compra Direta Local da Agricultura Familiar e Agricultura Urbana. No Ceará, somente Caucaia e Maracanaú vão dispor do Banco de Alimentos.

Semana especial transforma a criançada em super-heróis




As crianças e adolescentes do Acaracuzinho adquiriram os poderes dos seus super-heróis preferidos. Os personagens das histórias de quadrinhos, dos filmes e desenhos animados foram o tema da Semana da Criança no Pólo de Convivência do bairro. Desde segunda-feira, 6, uma programação toda especial para a garotada com confecção e desfile de máscaras de papel marchê, passeio em uma fábrica de sorvetes, jogos urbanos, concursos de desenhos e brincadeiras. No dia 12 de outubro, o dia oficial da criançada, o Pólo vai se transformar em uma parque de diversões com recreação, brincadeiras em cama elástica e castelo de bolas, além de guloseimas como pipoca, algodão doce e picolé. Os Pólos de Convivência do Jereissati, Luzardo Viana, Pajuçara e Timbó também agendam suas comemorações do Dia da Criança.

Garotada se compromete em preservar a natureza



Cerca de 300 crianças da Pajuçara vão assinar um compromisso de cuidar dos seus futuros, preservando a natureza. As assinaturas farão parte de um quadro sobre responsabilidade ambiental, que será exposto neste domingo, 12 de outubro, durante a festa do Dia da Criança, no Pólo de Convivência do bairro. As crianças vão conhecer o quarto da natureza, local onde serão mostrados os cenários de degradação e preservação ambiental. Receberão a visita do Amigaço da Gerdau, um boneco símbolo da preservação ambiental. Em outros espaços do Pólos, a criançada poderá conferir brincadeiras, oficina de pintura, concurso de poesias e sala de vídeo game. A festa acontecerá das 9 às 12 horas.

Maracanaú atinge meta



Maracanaú ultrapassa a meta de 95% de imunização das crianças entre 0 a 5 anos, estabelecida pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação Contra Poliomielite. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, foram aplicadas em torno de 18 mil vacinas, imunizando 97% da garotada. A poliomielite é causada por vírus. Na forma mais grave, ela é contagiosa e pode deixar seqüelas. Há 20 anos, não há registro de casos da doença no Brasil.

Direitos políticos dos jovens são tema de palestra nesta 6ª



Termina hoje, 10, sexta-feira, a primeira fase do curso de formação política para jovens em Maracanaú. A partir das 9 horas, no Centro Cultural Dorian Sampaio, políticos que representam o Município nas três esferas demonstrarão, a partir de suas vivências, o que 600 maracanauenses discutiram nas oficinas: conhecer os direitos políticos da juventude a fim de defendê-los e garanti-los. São convidados para o evento o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), o deputado federal pelo Ceará, Chico Lopes (PC do B) e o deputado estadual Heitor Férrer (PDT). Nesta etapa, os encontros visavam apresentar a lideranças juvenis noções de cidadania. Na seqüência do curso, haverá intensificação do tema para cerca de 80 participantes. As oficinas fazem parte do programa de educação política, apontadas pelos próprios beneficiados como medida organizada para inclusão da juventude na vida política de Maracanaú.

“CINEMA NOS BAIRROS”


Os moradores da Mucunã conferiram quinta-feira, 9, mais uma sessão do projeto Cinema nos Bairros. Na praça do bairro, localizada na Rodovia Raimundo Pessoa de Araújo, sem número, foi exibido o filme “Deu a Louca na Chapeuzinho”, para toda a comunidade. O desenho é sucesso de bilheteria e traz uma paródia com o tradicional conto infantil, sendo que, nesta versão, a Chapeuzinho, o Lobo-Mau e a Vovozinha são suspeitos de roubar receitas de bolo. Este ano, mais de mil maracanauenses já assistiram gratuitamente às sessões de cinema. Os filmes foram exibidos em 10 bairros da cidade, como Jereissati, Timbó, Industrial e Pajuçara. O projeto é realizado pela Prefeitura de Maracanaú em parceria com o Sesc.

Garotada aprenderá a investir moeda social no dia da criança








As comemorações pela passagem do Dia da Criança, no Pólo de Convivência do Timbó, vão estimular a educação financeira. Na entrada da festa do dia 12 de outubro, a criançada vai adquirir uma sacola com moedas sociais. O dinheiro poderá ser investido numa feira livre onde serão oferecidos algodão doce, pipoca, picolés, dindins e hamburgers. As moedas servirão também para o acesso ao Parque de Diversões, com pula-pula, cama elástica e piscina de bolas. Os usuários do Pólo terão também oficina de pintura, recreação, torneios e apresentações de dança e teatro. A festa será das 8h30min às 11h30min. LUZARDO VIANA - O espírito alegre de um picadeiro de circo vai contagiar a Semana da Criança no Pólo de Convivência do Luzardo Viana. Os instrutores caracterizam-se de palhaços e anunciam a programação. Brincadeiras, jogos de totó e pingue-pongue, dentre outras competições, movimentarão a garotada. A grande festa, que inclui também apresentações de dança, acrobacia, lanche, entrega de brinquedos e muita palhaçada, acontecerá neste domingo, 12, a partir as 8 horas.

Projeto Saúde e prevenção continua em equipamentos públicos da cidade



A Secretaria de Saúde dá continuidade, nesta semana, às atividades do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Profissionais de educação, saúde e assistência social estão desenvolvendo nas unidades escolares, na rede pública de saúde, Pólos de Convivência, Cras e Creas ações preventivas voltadas para adolescentes e jovens. O objetivo é repassar informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e uso de drogas. O programa foi implementado em Maracanaú em 2007 e tem a parceria do Governo Federal, Unicef e Unesco.

Seguidores